terça-feira, 2 de outubro de 2007

Orientações Nutricionais para Diminuir a Taxa de Triglicerídeos



Os triglicerídeos são moléculas de gordura, que têm como principal função a produção de energia para o funcionamento do organismo.
Quando em níveis normais, esse tipo de gordura ajuda a fornecer energia aos músculos, inclusive o cardíaco. Só que em excesso, colabora para o desenvolvimento de vários problemas como o entupimento das artérias, a formação de coágulos e até mesmo inflamações no pâncreas.

Causa: Genética, maus hábitos alimentares e de vida, sedentarismo, tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas.

Consequências: Os triglicerídeos não são meros coadjuvantes no desenvolvimento de problemas cardíacos. Eles colaboram no processo da formação de plaquetas de gordura nas artérias, impedindo o fornecimento de sangue tanto ao coração quanto ao cérebro. o resultado pode ser um infarto ou um derrame.

Em níveis muito elevados, acima de 1000 mg/dl, os triglicerídeos podem provocar uma pancreatite aguda. Devido a inflamação, o órgão deixa de produzir enzimas e hormônios vitais, como a insulina.
O resultado é forte dor abdominal, náusea e vômito. E nem mesmo as crianças escapam desse possível quadro. Crianças obesas, com uma família obeso e que tenham uma alimentação que privilegie doces, massas e refrigerantes, são fortes candidatas ao problema.

Tratamentos: Reeducação alimentar, praticar alguma atividade física, dependendo dos níveis de triglicerídeos, a medição é importante.
Com uma Dieta bem elaborada, o paciente não precisará de medicação, "dependendo do quadro".

Se os exames indicarem elevação nos níveis de triglicerídeos, não basta apenas controlar a gordura da dieta alimentar. É fundamental reduzir também a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. O excesso desses nutrientes transforma-se em triglicerídeos dentro do organismo.

EVITAR

  • Açúcar, doces, mel, melado, caldo-de-cana, refrigerantes;
  • Maisena, farinhas refinadas;
  • Biscoitos;
  • Farinhas para mingau;
  • Carnes gordas;
  • Evitar o uso de bebidas alcoólicas;
  • Fumo;
Não comer junto na mesma refeição:
(não misturar alimentos ricos em carboidratos, escolher só um alimento deste grupo)
  • Pão, arroz, macarrão, farinha, fubá, batata, inhame ou aipim.
MODERE
  • Sobremesas: doces e geleias diets;
  • Pães, cereais e massas: pão francês, pão de leite, bisnagas, folhados, arroz polido (convencional), fubá, massas;
  • Frutas: uva, tamarindo;
  • Legumes: batata, mandioca, cará, inhame, beterraba;
  • Carnes vermelhas;


PREFIRA

  • Sobremesas: gelatina e sorvetes diets, adoçantes;
  • Pão integral, aveia em flocos, farelos, centeio, milho, trigo em grão;
  • Cereais: integrais ou ricos em fibras e sem açúcar ou mel;
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha. (não misturar, escolher só um alimento deste grupo);
  • Frutas: laranja e tangerina com bagaço, melancia, melão, carambola, abacaxi;
  • Vegetais folhosos: todos, à vontade.
  • Legumes: vagem, chuchu, brócolis, couve-flor, pimentão, tomate;
  • Carnes: aves sem pele, peixes de escamas.
Beba, no mínimo, dois litros de líquidos por dia: água, sucos, porém FORA das refeições.
Pratique alguma atividade física: caminhada pelo menos 30 minutos, todos os dias.
Controle seu peso. Procure o nutricionista.

Valores de triglicerídeos:
Adulto: Inferior a 150 mg/dl
Limítrofes 150 a 199 mg/dl
Aumentados acima de 200 mg/dl

Crianças até 9 anos: Inferior a 100mg/dl
Aumentados acima de 100mg/dl

Crianças de 10 a 19 anos: Inferior a 130 mg/dl
Aumentados acima de 130 mg/dl

15 comentários:

Alex disse...

Parabéns muito bom suas intrições sobre o asunto esta bem simples e facil para uma boa comprienção

Marquê Sandra disse...

e difícil...mas se e p o seu bem vai em frente.vai deixar d comer muitas coisas gostosas,porém a sua saúde vai agradecer!sucesso!!!

Jalusa disse...

Parabéns pelas dicas´de fácil entendimento...

Everton disse...

caraca,o Meu deu 938,tenho que mudar e rapido

bianca disse...

o que eu faço meu triglicerideos estao em 470 o que eu faço.........sou rosane

lolly_50silva disse...

parabéns pela matéria! estava precisando muito destas informações.agora vou mudar meus hábitos alimentares.que Jesus abençoe a todos!

lolly_50silva disse...

parabéns pela matéria! estava precisando muito destas informações.agora vou mudar meus hábitos alimentares.que Jesus abençoe a todos!

edina disse...

meu triguiceres esta 334,mais ja estou fazendo tudo certinho pra abaixar ,tenho 44 anos ,nao tenho mais vida sedentaria ,cortei tudo que mim faz mal,obrigada,beijos

Kelly Nascimento disse...

Meu nome é kelly.... recentemente descobri que minha taxa de triglicerídeos estava muito acima do permitido, 514mg/dl foi um susto daqueles, pois não tinha conhecimento e nem o que poderia causar, minha médica teve que entrar com um tratamento medicamentoso e algumas dietas pra mim seguir, imediatamente entrei em uma academia e comecei a malhar por indição dela, após 1 mês e 15 dias ja diminuir 2kg do meu peso e já me sinto bem melhor. Li estas dicas e foi de muita importância para meu tratamento. Obrigado..

Kelly Nascimento disse...

Muito obrigado pela matéria é de muita importância pra quem tem e saber como acompanhar o resultado com uma boa alimentação, exercícios..

Douglas disse...

Infelizmente minha taxa está elevada!! As dicas e cuidados são muito bem vindas! Temos que zelar pela nossa saúde.

Douglas disse...

Infelizmente minhas taxas estão elevadas! As dicas são bem objetivas... Temos q cuidar da nossa saúde!abçs

mjbfinatto disse...

Muito boas as suas indicações!!! Você é clara e didática!

mjbfinatto disse...

Parabéns pela ótima qualidade das informações! Você é clara e didática e direta!

Amilton Moura disse...

Louvável informações desta natureza, porém, em um Brasil onde 80% das pessoas não tem acesso a medicina preventiva, muito menos dinheiro para dietas e afins...vamos combinar...beira o ridículo!