quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Alimentos transgênicos


Alimentos genéticamente modificados - manipulação do DNA. É na molécula de DNA que está contida a base primária da vida, ou seja, as instruções que comandam todas as funções das células.
Através de técnicas de melhoramento genético ( cruzamento de variedades de plantas) a agricultura já evoluiu muito e conseguiu selecionar espécies mais resistente e mais produtivas. Mais ainda assim, atualmente se gasta muito em herbicidas e inseticidas nas lavouras, produtos na maioria das vezes tóxicos e cujos resíduos permanecem nos alimentos que estamos consumindo diariamente.
A polêmica sobre os transgênicos se tornou intensa depois que a indústria agrícola começou a utilizar técnicas de biologia molecular, introduzindo ou eliminando genes, para produzir plantas mais resistentes às pragas e aos insetos. Essas plantas fazem parte de nossa dieta alimentar ( como a soja, o milho, a cana-de-açúcar etc). Em outras palavras, o problema chegou até o nosso prato de comida e isso levanta uma série de questões éticas e de possibilidades de riscos à saúde do consumidor e ao meio ambiente, já que esses alimentos são construído pelo homem, não ocorrendo de forma espontânea na natureza.

Nenhum comentário: