terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mitos e Verdades sobre alguns Alimentos como o café


O Consumo alimentar de uma população encontra-se vinculado aos diversos valores e sentimentos que se relacionam com aspectos da vida cultural, transpondo o ato biológico de comer e preenchendo funções simbólicas na vida dos indivíduos.


  • Comer muito à noite engorda por dois motivos: o metabolismo fica mais lento e o gasto de energia é muito menor (já que você vai entrar na fase de repouso). Isto não significa deixar de jantar, mas sim diminuir as porções.
  • Existem alimentos que são digeridos com maior e outros com menor facilidade? VERDADE.Há alimentos cuja digestão é fácil, rápida e tranquila e, por isso, eles parecem "cair" melhor. Exemplo: carboidratos como cereais, pães e massas. Isso acontece porque as enzimas responsáveis pela "quebra" (digestão) dos carboidratos já começam a atuar quando os colocamos na boca. Em contrapartida, alimentos ricos em gorduras (como queijos amarelos, carnes gordurosas, frituras) e aqueles com muitas fibras (como os cereais matinais) dificultam o esvaziamento gástrico,ou seja, a transformação da comida em nutrientes para as células. Esse processo mais longo dá a sensação de estômago cheio e às vezes até de indigestão.
  • Comer vendo televisão ou lendo não prejudica a digestão.
  • Refeições líquidas como sopas engordam muito menos? MENTIRA. Existem sopas extremamente calóricas, como as que levam creme de leite e carnes gordas. Agora, não há dúvida de que uma sopa à base de legumes e carnes magras, são pouco calóricas.
  • É possível comer sobremesa sempre sem aumentar o peso? VERDADE.
  • Tomar chás após as refeições ajuda a queimar calorias? MENTIRA.
  • Comer com muita pressa faz mal à digestão? VERDADE.
  • Tomar água durante as refeições engorda? EM TERMOS. A ingestão de água durante as refeições pode dificultar a digestão por causa da diluição das enzimas digestivas, não é recomendado tomar qualquer líquido durante as refeições, principalmente as bebidas que contém gás (refrigerantes, água tônica, água gaseificada), porque o líquido e principalmente o gás, vai dilatar o estômago, fazendo com que você coma mais para se saciar, daí aumentando as suas porções consequentemente vai engordar, porque você vai acabar comendo mais, mas a água por si só não engorda, a água não contém calorias; é recomendável que tome um copo de água uma hora antes e uma hora depois das refeições
  • Antiinflamatórios: inimigos do estômago? VERDADE.
em breve

Nenhum comentário: