terça-feira, 2 de outubro de 2007

Diet X Light

Alimentos dietéticos: são aqueles especialmente formulados e/ou produzidos de forma que sua composição atenda necessidades dietoterápicas de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológicas particulares ( diabéticos, hipertensos, cardiopatas, obesos, etc). Incluem as seguintes categorias: alimentos para dietas com restrição de açúcares (mono e dissacarídeos), restrição de sódio, restrição de gorduras, restrição de colesterol, restrição de aminoácidos ou proteínas, dietas para controle de peso e para dietas enterais.

Importante: Verificar sempre a Rotulagem Nutricional do produto a ser ingerido.

Inúmeros são os produtos destinados à dieta com RESTRIÇÃO DE NUTRIENTES, como aqueles especialmente formulados para DIABÉTICOS, ausentes de açúcares: gelatina, geléia, doce, refresco, refrigerante e adoçante dietético.
Deve considerar-se que o alimento diet, nestes casos, significa que é ausente em alguma coisa, não tendo aplicação geral. Por tanto, pode afirmar-se que são inviáveis para dietas de restrição de CALORIAS, já que o valor calórico do produto diet têm valor SIMILAR ou MAIOR que o convencional.

O termo "light", trata-se de alimentos com BAIXOS teores de sódio, açúcares, gorduras, colesterol ou baixo valor energético.

Alerta para adoçantes light, quanto ao risco de utilização por diabéticos. Eles contém açúcares!

É fundamental explicitar para qual nutriente o atributo é aplicavél. A utilização do termo light, por si só, não é suficiente para compreensão da identidade do produto.

Por exemplo, é significante a oferta de pães de forma, contendo a declaração light, geralmente se aplicam sobre as "GORDURAS", certamente os produtos light, tem menos gorduras que os convencionais. Quanto ás calorias, não se observam diferenças. Assim sendo, a interpretação pode valer para aqueles que fazem restrição de gorduras totais, mas NÃO para aqueles interessados em restrição Calórica.

Nenhum comentário: