terça-feira, 2 de outubro de 2007

Orientações Nutricionais para Diminuir a Taxa do Colesterol


O colesterol é um tipo de gordura que está presente no nosso organismo e nos alimentos de origem animal, esta presente também, em alimentos preparados e industrializados.
Atualmente, vários lipídeos são mensurados no sangue, são chamados de colesterol total, lipoproteína de alta densidade ( colesterol HDL), lipoproteína de baixa densidade ( colesterol LDL) e triglicerídeos.
Os níveis de LDL caminham paralelos com os níveis de colesterol total. Altos níveis destas duas categorias de lipídeos são indicativos de maior vulnerabilidade à arteriosclerose, por isto o LDL colesterol é tido como "mau" colesterol.
O colesterol HDL é chamado de "bom" colesterol pelo fato de que altos níveis deste significam um risco diminuído para o desenvolvimento da arteriosclerose. Seus valores tendem a aumentar com a prática de atividade física e perda de peso.

Causa: O fator genético é muito importante. Pessoas que tenham familiares com altas taxas de colesterol, apresentam maior probabilidade de apresentar elevação deste lipídeo. A dieta rica em gorduras, assim como o tabagismo e o sedentarismo são as maiores causas de sua elevação.

Fatores de risco para doença do coração ligadas ao colesterol:
  1. níveis baixos de HDL e altos de LDL;
  2. história familiar de doenças cardiovascular;
  3. hipertensão arterial;
  4. diabetes mellitus;
  5. obesidade;
  6. fumo;
  7. sedentarismo;
  8. indivíduos do sexo masculino têm maior incidência de doenças cardiovasculares.

Consequência:O colesterol tem papel destacado na obstrução de artérias coronarianas que oxigenam o músculo cardíaco. Indivíduos com altos níveis sanguíneos de colesterol têm uma maior incidência de doenças coronarianas do que aqueles com níveis baixos.

Tratamento: Mudanças de hábitos alimentares e de vida, prática regular de exercícios físicos. Não beba bebidas alcoólicas e não fume. O cigarro e a bebida alcoólica aumenta o risco de doenças cardiovasculares.


PERMITIDO

  • Leite desnatado, leite de soja, margarina, iogurte de leite desnatado, queijo branco ( minas, ricota, cottage);
  • Carnes magras ( carne vermelha sem gordura), aves e peixes sem pele;
  • Óleos vegetais ( soja, milho, girassol, canola) e azeite, frutas, verduras e legumes;
  • Clara do ovo, massa de semolina ( sem ovos), preparações cozidas, grelhados, assadas, ensopadas;
  • Feijão simples ( sem carnes);
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, pois elas melhoram a função intestinal e ajudam a diminuir o colesterol do sangue. As fibras estão presentes nas verduras folhosos; em legumes como quiabo, berinjela, abóbora, vagem, cenoura crua; nas frutas como laranja, tangerina, abacaxi, uva, maça com casca, ameixa; nas leguminosas como feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico; nos alimentos integrais como pães, biscoitos, arroz, macarrão e nas farinhas como aveia e farelo de trigo.

EVITAR

  • Leite integral e semi-desnatado, manteiga, iogurte de leite integral, creme de leite, leite condensado e chantilly, requeijão queijos amarelos ( prato, provolone e mussarela );
  • Vísceras ( coração, fígado, rim e miolo). Carne de porco, lombo, costelas, carne seca, banha, toucinho, carnes gordas, rabada e carneiro, pele de aves e peixes e gorduras;
  • Lula, camarão, sardinha, ovas de peixe, lagosta, siri, caranguejo, marisco e mexilhão;
  • Embutidos ( salame, salsicha, lingüiça, paio, presunto e mortadela);
  • Chocolates, inclusive os dietéticos; Tortas, pudins, bolos, croissant, massas folhadas, pão de queijo, salgadinhos, pizza e patê;
  • Gema de ovo, maionese, massa com ovos, frituras em geral e feijoada;
  • Não fume. O cigarro aumenta o risco de doenças cardiovasculares;
  • Controle seu peso.
Valores adequados para colesterol Total:
Adultos:
- Ideal: 120 a 199 mg/dl
- Limítrofes: 200 a 239 mg/dl
-Aumentados: acima de 240 mg/dl

Crianças e adolescentes ( 2 a 19 anos)
-Ideal: inferior a 170 mg/dl
-Limítrofes: 170 a 199 mg/dl
-Aumentados: acima de 200 mg/dl


Valores de referência: colesterol (HDL):
Masculino: - Acima de 40 mg/dl até 70 mg/dl
Feminino: - Acima de 45 mg/dl
Apos a menopausa: - Acima de 40 mg/dl

Valores de referência: colesterol *(LDL):
-Ideal: inferior a 100 mg/dl
-Desejável: 100 a 129 mg/dl
-Limitrófes: 130 a 159 mg/dl
-Aumentados: acima de 160 mg/dl


***Novos valores de colesterol (LDL) para jovens e adultos, não fumantes e não consomem bebidas alcoólicas o limite é de 160 mg/dl. Em pacientes que já sofreram algum tipo de infarto ou derrame ou problemas cardiovasculares o limite é de 70 mg/dl.

Nenhum comentário: