sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A Síndrome do Intestino Irritável (SII), também chamada síndrome do cólon irritável, é uma manifestação intestinal benigna, sem lesão na estrutura desses órgãos (inflamação, úlceras). Caracteriza-se por dores e mal-estar no abdome, de forma intermitente, podendo persistir por vários anos.

Sintomas: A dor abdominal pode ser localizada ou difusa e acompanhada de constipação (dificuldade para evacuar), sensação de evacuação insatisfatória, fezes de pequeno volume, prisão de ventre ou diarréia, sensação de gases ou dificuldade em eliminá-los. Não é raro haver uma alternância entre a diarréia e a constipação.
Causa: São várias e seu mecanismo, complexo. É uma doença funcional, na qual estão inter-relacionados componentes psíquicos (estresse, depressão, ansiedade), hábitos alimentares inadequados ( dietas sem fibras, excesso de álcool ou de gorduras) e uso de medicamentos impróprios, entre outras causas. Esses fatores devem interferir na motilidade e na sensibilidade dos intestinos, provocando assim o desconforto e a dor abdominal.

É preciso lembrar que várias doenças graves podem apresentar os mesmos sintomas da SII, tais como doença inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn), doenças diverticular ou mesmo câncer de intestino. O diagnóstico é confirmado após minucioso exame clínico e testes complementares apropriados.
Tratamento: Serão considerados todos os aspectos do paciente, tais como hábitos de vida, hábitos alimentares, orientação dietética, orientação psicológica, análise crítica de medicamentos em uso e automedicação.
Consulte seu médico e vá a uma nutricionista.

Nenhum comentário: