domingo, 29 de maio de 2011

Gordura removida por lipoaspiração retorna e se distribui por outras partes do corpo, mostra estudo

Lipoaspiração é a forma mais rápida e polêmica de eliminar gordurada coxa e do quadril, um procedimento realizado há mais de 30 anos. Pesquisadores da Universidade de Columbia chegaram a uma conclusão inesperada sobre a operação: a gordura removida retorna toda, mas em partes diferentes do corpo. Um estudo mostrou que, um ano após o procedimento, a gordura removida retornou e foi distribuída pelos membros superiores – em volta dos ombros, braços e parte superior do abdômen.

Rudolph Leibel, pesquisador de obesidade na Universidade de Columbia, disse ao “New York Times” que o corpo controla o número de células de gordura tão cuidadosamente quando controla a quantidade de gordura. Quando uma célula de gordura morre, o corpo produz uma nova para substituí-la. A lipoaspiração, no entanto, destrói a estrutura em rede sob a pele, o que pode ser o motivo para as células não retornarem no lugar de onde foram removidas. Por outro lado, o corpo compensa sua perda produzindo novas células de gordura em outras áreas.

O estudo foi realizado com 32 mulheres com trinta e poucos anos de idade e peso médio. Apenas metade delas teve uma quantidade modesta de gordura removida de quadris e coxas por lipoaspiração, enquanto a outra parte fez dieta. Elas receberam a promessa de que poderiam realizar o procedimento a um custo reduzido, se ainda desejassem no fim do tempo de observação.


Leia a matéria toda no site: O Globo

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2011/05/02/gordura-removida-por-lipoaspiracao-retorna-se-distribui-por-outras-partes-do-corpo-mostra-estudo-924361248.asp

Um comentário:

Edison Rodrigues da Paixão disse...

Interessante este tema. Também os casos de obesidade mórbida operados têm mostrado recorrência do quadro. Sugiro uma postagem sobre suplementos alimentares/vitamínicos.